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<b>AVALIAÇÃO DOS CURSOS</b>: - discussão conjunta e tomada de decisão buscando a melhoria do ensino
<b>AVALIAÇÃO DOS CURSOS</b>: - discussão conjunta e tomada de decisão buscando a melhoria do ensino
17/09/2003 09:17:18
por Coordenadoria de Comunicação Social



A avaliação é um instrumento que possibilita mudanças. A função da avaliação é disponibilizar dados/informações para a comunidade acadêmica analisar, interpretar e buscar compreender a ação sob três perspectivas: conhecer os pontos positivos, as dificuldades e apresentar sugestões para melhorias dessas dificuldades encontradas. Assim, a concepção de avaliação que permeia a auto-avaliação da UNEMAT não suscita que os dados/informações sejam utilizados para punição, não devem estar em favor das mazelas dos grupos ou facções que queiram utiliza-los para se enaltecer. Acreditamos que fazer universidade democrática, pública, gratuita e de qualidade, perpassa pela construção de espaços de discussão que também precisam ser amadurecidos, democráticos e participativos. Assim, assumir a avaliação emancipatória é um desafio, é estar aberto ao diálogo, no qual não prevalece o desejo de alguns, mas de toda a comunidade. É assim, que acreditamos ser possível construir a UNEMAT de todos e para todos.

Nessa perspectiva estamos disponibilizando para os Departamentos, Institutos e Faculdades, os dados e as informações que foram coletadas pela Coordenadoria de Avaliação Institucional, a fim de que, a comunidade acadêmica tenha acesso e possa participar das discussões realizando a avaliação dos cursos.

Os dados que estamos disponibilizando referem-se ao semestre 2003/1 e contém questões sobre o curso e as disciplinas. A metodologia utilizada foi a pesquisa quanti/qualitativa e os sujeitos envolvidos foram acadêmicos e professores. Os instrumentos de coleta de dados configurou-se em quatro formulários contendo questões referentes ao curso e as disciplinas, respondidos via internet no período de 02 de junho a 04 de julho/2003.

Constatamos que a metodologia foi eficaz, com possibilidade de tabulação e sistematização rápida dos resultados e de baixo custo para a universidade. Enfrentamos problemas de acesso aos formulários, pois a maioria dos alunos e professores não estavam cadastrados, naquele momento, no banco de dados da UNEMAT, o que comprometeu o número de respondentes.

Mesmo com os problemas apresentados tivemos uma participação significativa de professores e alunos, que culminou em muitos dados/opiniões que nos possibilitam um repensar do ensino oferecido nos cursos pela instituição. No geral 45 % dos acadêmicos responderam os formulários, esse número apresentou diferenças em relação aos Campus, sendo que, o Campus de Cáceres (60%) e Pontes e Lacerda (61%) apresentaram o maior número de respondentes.

Constatamos a partir dos dados gerais que os pontos a serem melhorados são de natureza administrativas/estruturais e pedagógicas. Com relação às questões administrativas/estruturais as maiores dificuldades apresentadas estão relacionadas a:

- acervo bibliográfico;

- instalação de novos laboratórios e a manutenção dos já existentes;

- organização/efetivação de aulas de campo;

- horário de funcionamento e comprometimento dos departamentos com o curso.

- qualificação do corpo docente e funcionários;

- organização dos departamentos (distribuição de aulas, reuniões pedagógicas, lotacionograma, etc)

Com relação às questões didático/pedagógicas as dificuldades estão relacionadas a:

- comprometimento/envolvimento dos professores com a disciplina e o curso;

- preocupação com os aspectos pedagógicos do trabalho docente utilizando linguagem mais acessível,

- integração entre os professores e as disciplinas;

- espaços democráticos de discussão;

- construção coletiva do Projeto Pedagógico;

- preocupação com o Estágio Supervisionado;

- incentivo a participação dos acadêmicos em eventos extraclasse;

- relação professor/aluno;

Esses resultados foram disponibilizados por Campus, curso e por disciplina. As inferências nesse quadro requerem discussões/negociações em espaços democráticos envolvendo toda a comunidade acadêmica tendo como referência os dados coletados. Se fecharmos para as discussões estaremos silenciando o processo de avaliação.

Procure o seu departamento, participe das discussões e contribua, para juntos construirmos uma UNEMAT cada vez melhor.


Coordenadoria de Avaliação Institucional-COAVI/PRPDI

Prof ª Ms. Elizeth Gonzaga dos Santos Lima

Prof. Ms. José Marcelo Pontes

Prof. José Carlos de Lima

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